Geraldo Edson de Andrade
Textos sobre João Wesley de Souza

João Wesley é um jovem escultor surgido da Oficina de Escultura do Ingá, de onde tem florescido uma novíssima e consciente geração voltada para a arte tridimensional em nosso país.
Com pouco mais de três anos de trabalho, o artista, que vem da arquitetura, e talvez por isso mesmo entende as imensas possibilidades que a forma escultórica oferece a uma sensibilidade receptiva como a sua. Principalmente no que diz respeito à ludicidade.
João Wesley concebe suas formas como se elas fossem reflexos da infância perdida, proporciona ao expectador inúmeras soluções formais para o mesmo trabalho; passeia, por assim dizer, por todas elas com o encantamento próprio da criação.

Sem preconceito quanto ao material, sente-se à vontade na madeira tanto quanto aço, certo de que todo material é nobre quando a serviço da arte. Instigante como qualquer criador jovem, não tenho dúvida em afirmar que João Wesley é um valor promissor da geração de escultores brasileiros, fiel aos ensinamentos do mestre Haroldo barroso, que tanto lutou pela implantação do ensino da escultura livre das imposições academizantes.